Contato:
Kuttner do Brasil
kuttner@kuttner.com.br
+55 31 3399-7200

Referências:

Mais de 30 sistemas ECOSTAT para sopradores de ar quente - AF, AMT-Tubarão/ES

Mais de 100 sistemas ECOFLOW para instalações térmicas a óleo - Pilkington Glas

Caldeiras de recuperação de calor para vapor - VEBA, Alemanha

Geração de energia a partir de excedente de calor - OMV na Áustria

Recuperação de Calor no AF - ThyssenKrupp, Duisburg na Alemanha

Aproveitamento do calor residual com redução de energia primária

A recuperação e a reutilização de calor em processos industriais que necessitam para o seu funcionamento de grandes quantidades de energia é uma área onde a Kuttner possui know how reconhecido.

Para a reutilização do calor residual, nosso sistema ECOSTAT é uma peça fundamental, tendo em vista o seu funcionamento através de "Heat Pipe", onde ocorrem trocas indiretas de calor entre dois elementos distintos. Desta maneira aproveita-se ao máximo a energia do calor residual para pré-aquecimento de gases e outras aplicações.

A Kuttner desenvolveu o sistema ECOFLOW que distribui o calor recuperado a elevadas temperaturas para diversos consumidores. Os trocadores de calor do sistema ECOFLOW tem como vantagens:

  • transmissão de calor através de longas distâncias sem perdas;
  • projeto modular que permite a implantação em áreas reduzidas mesmo em plantas existentes resultando em investimentos moderados, baixos custos operacionais e de manutenção.
Já está comprovado que os sistemas ECOSTAT e ECOFLOW instalados possibilitam o retorno de investimento em aproximadamente dois anos. Além disso é possível gerar energia elétrica a partir do calor residual recuperado dos fumos de combustão que produz energia elétrica através de turbinas a vapor com potencias entre 2 a 20 MW e eficiência elétrica de 30%.

Em processos industriais estacionários, a Kuttner fornece sistemas de recuperação e armazenamento de calor. Esse sistema possibilita reduzir a temperatura de gases provenientes de emissões para que possam ser filtradas.

As altas temperaturas derivadas de processos relacionados a operação de fornos industriais demandam, em muitos casos, sistemas de resfriamento que utilizam a água como meio. A Kuttner possui experiência e competência na construção de circuitos de água de resfriamento de alto-fornos.
 

Dispomos de tecnologia para:

  • Trocadores de calor "Heat Pipe" / ECOSTAT (com trocas ar/ar)
  • Sistema de recuperação e distribuição de calor ECOFLOW através de água e óleo
  • Recuperação de calor residual com vapor, óleo térmico ou água com ou sem geração de energia elétrica
  • Unidades de armazenamento de calor
  • Sistemas de refrigeração à seco e à úmido

 

Download de Catálogos